FANDOM

Final Fantasy (ファイナルファンタジー Fainaru Fantajī), também conhecido como The Original Final Fantasy ou Final Fantasy I é um jogo RPG desenvolvido e lançado pela Square (atual Square-Enix) para a Nintendo Entertainment System. O jogo vem frequentemente junto com o sucessor da série, Final Fantasy II.

Compilações dos dois jogos foram lançados para PC, PlayStation, e Game Boy Advance. O conteúdo mais recente do jogo está disponível no iTunes App Store da Apple para o iPod Touch, iPhone e IPAD.

História Edit

Final Fantasy mergulha em um mundo de fantasia com três continentes. Os poderes elementais desse mundo são determinados por quatro cristais (orbs), regidos pelos quatro elementos clássicos: fogo, terra, água e vento.

Dois séculos antes do início do jogo, tempestades violentas afundaram um enorme templo que serviu como centro de uma civilização oceânica, e o cristal de água ficou escuro. Neste mesmo tempo, um grupo de pessoas conhecidas como Lufenian, usaram o poder do cristal do vento para criar gigantescas estações aéreas ("Fortalezas voadoras - Flying Fortresses") e aeronaves, visto o declínio do país,o cristal do vento ficou escuro. Eventualmente, a terra e os cristais de fogo também ficaram escuros, a terra foi assolada por devastadores incêndios florestais na cidade agrícola de Melmond e as planícies e vegetação foram decompostas. Algum tempo depois, um sábio chamado Lukahn fala de uma profecia em que quatro guerreiros da luz viriam para salvar o mundo de uma época de trevas.

Os protagonistas da história são quatro jovens chamados de guerreiros da luz (Light Warriors). Cada guerreiro da luz transporta um cristal escurecido, um de cada elemento. Eles chegam em Cornelia, um poderoso reino que testemunhou o seqüestro de sua princesa, Sarah, por um cavaleiro chamado Garland que quer adquirir o reino. Os Guerreiros da Luz viajam para destruir Chaos Shrine, próximo a Cornelia; derrotam Garland, e voltam para casa com a princesa Sarah. O rei de Cornelia, agradecido constrói uma ponte que permite aos guerreiros da luz passem para o leste do país.

Em viagem para o leste, os Guerreiros da Luz sabem que um elfo negro assistente chamado Astos tem aterrorizado a área circundante do mar para o interior do continente meridional, Elfheim, roubando um cristal que a bruxa Matoya necessitava para ver, colocando o príncipe dos elfos em coma, e roubando a coroa de um rei ocidental. Enquanto viajam, eles libertam a cidade de Pravoka de um bando de piratas e adquirem o navio dos piratas para uso próprio. Os Guerreiros da Luz tem agora a capacidade de viajar através da água, mas continuam presos no mar Aldean, no centro de um grande continente. Grandes blocos de rocha fecham a única saída desse mar. Há um grupo de anões em Mount Duergar tentando remover a rocha, mas encontram-se incapazes de continuar sem Pó Nitro. O Pó Nitro está contida em uma sala trancada no castelo de Cornelia, a única chave que está na posse do adormedico príncipe elfo. Eles recuperam a coroa roubada, e então descobrem que o rei menor era realmente Astos. Depois de derrotar Astos, os Guerreiros da Luz recuperam o cristal Matoya e devolve-o à bruxa, que faz uma erva que irá despertar o príncipe elfo. O príncipe dá-lhes a chave do Mystic, que faz com que se desloquem para o Castelo de Cornelia e recuperem o Nitro Powder, para em seguida, levar aos anões para ajudá-los a concluir o canal. Com a canal pronto, os Guerreiros da Luz avançam para um mundo maior.

Navegando para Melmond, os Guerreiros da Luz procuram e destruem o Demônio da Terra, Lich, que é responsável pelo apodrecimento da terra. Os Guerreiros da Luz, em seguida, entram no vulcão Vulcão Gurgug e derrotam o Demônio de Fogo, Marilith (Kary na versão original para NES), que foi acordado dois anos antes prematuramente após a derrota de Lich. Os guerreiros, em seguida, adquirem uma aeronave e visitam as Ilhas Cardia para se reunir com o rei dragão Bahamut que dá a eles a tarefa de sobreviver a "Citadel of Trials" e conseguirem provas de seus atos. Quando voltam, ele dá-lhes Job Classes, a melhoria para os seus equipamentos originais. Os guerreiros, então, derrotam o Demônio da Água, o Kraken, num palácio subaquático perto Onrac, e Tiamat, o Demônio do Vento, na Fortaleza Voadora. Mesmo com os quatro Demônios derrotados, e os cristais restaurados, a missão dos guerreiros ainda não acabou: O Demônio criou um archdemon, Chaos, usando o corpo de Garland, e enviou-lhe dois mil anos no passado. Após este caos no passado, os guerreiros descobrem que era o Caos que tinha enviado os quatro Demônios para o futuro, criando um paradoxal laço no tempo.

Apos derrotar Chaos, regressam ao seu próprio tempo, mas quebram o laço do tempo, o resto do mundo estão completamente inconscientes de tudo que aconteceu, e os guerreiros não se recordam das suas aventuras também.

GameplayEdit

As informações a seguir a seguir se referem a versão original para Famicom/NES. Para os Remakes olhe a seção Desenvolvimento

Final Fantasy começa perguntando o Job e nome de cada Light Warrior. Como um típico RPG virtual daquela época , os personagens eram mais ou menos participantes passivos na história, e então as escolhas do jogador só influenciavam as habilidades dos personagens em batalha não afetando em nada na história. Os jobs passíveis de serem escolhidos eram.

  • Black Belt (Monge) — Um expert em artes marciais que é melhor em lutar com as mãos nuas mas tambem pode usar nunchakus e alguns staffs. Dá quantidades estrondantes de dano, mas não pode usar armaduras pesadas. pode se transformar em Master durante o jogo. Na versão para Famicon, um Master de alto nível desarmado sem armadura podia da mais dano em único ataque que qualquer outro Job; uma party de quatro Masters pode derrotar o último chefe em menos de duas rodadas.
  • Fighter (Guerreiro) — Um especialista em armas e armaduras pesadas que pode aguentar quantidades assustadoras de ataques. Pode virar Knight durante o jogo, que pode usar armas mais poderosas e algumas White Magic's.
  • Thief (Ladrão) — Um Fighter mais fraco, com menos armas e armaduras mas grande Agilidade e Sorte (abilidade de escapar de combate). Essa classe ainda pode dar uma grande quantidade de dano devido a sua alta Hit Rate. Pode se transformar em Ninja. Ninjas podem usar praticamente qualquer arma e quase todas asarmaduras e usar diversas Black Magic's.
  • White Mage (Mago Branco) — Um especialista em White Magic. Não é um bom lutador, mas pode usar Hammers para ataques físicos. pode virar um White Wizard, o que abilita-o a usar as White magics mais poderosas do jogo.
  • Black Mage (Mago Negro) — Um especialista em Black Magic e muito fraco em ataque fisico. Vira o Black Wizard. O Black Wizard é o unico personagem que pode usar a magia Flare (NUKE na tradução original amercana), uma das duas magias de dano que mantem a efetividade total contra Chaos (o White Wizard pode usar Holy, a outra magia, mas ela é mais fraca que Flare).
  • Red Mage (Mago Vermelho) — Um caracter muito versátil, que pode usar a maior parte das White e Black Magics, e possue abilidades de lutas maiores até que a do Thief. Vira o Red Wizard.

O gameplay é similar a maioria dos RPG's da época. O jogador anda por um mapa,tendo Encontros Aleatórios que devem ser resolvidos matando todos os inimigos ou fugindo deles. Ganhar batalhas da aos jogadores Gil, que pode ser usado para comprar weapons, armor, curative items, e magias, e também experiância, que acumula até o jogador atingir um ponto, conhecido como Nível em que os personagens tem a sua capacidade para dano, HP, e magias. O jogador pode entrar em cidades para se ver livre de Encontros, recuperar HP, carregar magias, adquirir informações com os habitantes, e fazer compras. A batalha é baseada em turnos, ou seja, o jogador escolhe as suas ações e os monstros reajem, sendo a ordem de ação sendo definida pela agilidade.

Ad blocker interference detected!